Hoje começamos a aula com o número do dia, exploramos, decompusemos e compusemos o n.º, descobrimos muitas coisas novas.
Com a ajuda das tampas das garrafas ainda foi mais fácil...
Somos o 1.º C, a nossa sala é a 11 e o nosso Professor é o Prof. Nuno.
Somos 11 meninas e 8 meninos e queremos muito aprender...
É com alguma 'tristeza' que verificamos que o regulamento do concurso não foi respeitado.
Regulamento do concurso ‘Sim, este ano o Natal é amarelo’:
"9. Classificações e Divulgação dos Resultados
9.1 Os 20 trabalhos (10 de cada escalão) que reunirem mais votos do público online serão, posteriormente, avaliados por um júri que seleccionará 3 vencedores, em cada escalão."
Nos 3 primeiros lugares ficaram escolas que não estavam nos 10 primeiros...
Já agora e segundo as nossas contas, ficamos em 8.º lugar no nosso escalão. Nada mau!
As coisas que nos rodeiam no dia-a-dia são um modo muito divertido e concreto de se ensinar matemática. Falo por experiência própria e pela experiência que tenho com a Carolina. É mais fácil aprender assim do que olhar para um simples papel e tentar decifrar o que querem dizer tantos números e tantos símbolos.
ResponderEliminarRicardo Brunheta
Boa noite!
ResponderEliminarGostaria de saber que sentido didáctico tem esta actividade para as crianças.
Obrigada
Vanessa Almeida
A exploração do número do dia é uma actividade que visa a exploração dos números através do contacto directo com uma realidade. Através desta actividade as crianças desenvolvem competências (dia da semana, orientação, ordens progressiva e regressiva, composição e decomposição, etc.) através da exploração de uma realidade, em vez de se partir do nada, pois dizer a uma criança que o 5 é o 5 porque é, não faria muito sentido para ela. Se ela começar por explorar os números e as respectivas incursões que se podem fazer através deles, facilmente perceberão que há uma sequência, uma lógica e um sentido que lhes permitirão apropriar-se deles para fazer as incursões matemáticas que esses algarismos (números) lhes proporcionarão.
ResponderEliminarNo primeiro dia de aulas perguntei aos meus alunos:
Acham que na nossa sala existe matemática?
As respostas foram diversas, mas nenhuma delas foi no sentido afirmativo (não professor).
Então começamos a olhar para os objectos que que tínhamos na sala de aula (portas, armários, livros, quadro, canetas, apagador, janelas, sala, nós próprios) de repente surgem da boca dos alunos: a porta tem a forma de um rectângulo,o armário tem a forma de um quadrada, a sala tem a forma de um cubo, nós temos 5 dedos numa das mãos, nas duas temos 10, temos 10 mesas na sala de aula e 22 cadeiras, somos 19 alunos, 8 são meninos, nove são meninas...
FORAM ELES A PERCEBER QUE ESTAMOS ENVOLTOS EM e NA MATEMÁTICA e a parir daí (...) o limite poderá ser o infinito (dependendo da forma como aproveitarmos as incursões que os alunos fazem)...
Não sei se respondi...