Somos o 1.º C, a nossa sala é a 11 e o nosso Professor é o Prof. Nuno.

Somos 11 meninas e 8 meninos e queremos muito aprender...

Turma do 1.º C

Turma do 1.º C
"Quando me aproximo de uma criança, dois pensamentos me ocorrem: sensibilidade pelo que ela é; respeito pelo que pode vir a ser." Louis Pasteur

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

O número do dia...

Hoje começamos a aula com o número do dia, exploramos, decompusemos e compusemos o n.º, descobrimos muitas coisas novas.


 

 Com a ajuda das tampas das garrafas ainda foi mais fácil...

3 comentários:

  1. As coisas que nos rodeiam no dia-a-dia são um modo muito divertido e concreto de se ensinar matemática. Falo por experiência própria e pela experiência que tenho com a Carolina. É mais fácil aprender assim do que olhar para um simples papel e tentar decifrar o que querem dizer tantos números e tantos símbolos.
    Ricardo Brunheta

    ResponderEliminar
  2. Boa noite!
    Gostaria de saber que sentido didáctico tem esta actividade para as crianças.

    Obrigada
    Vanessa Almeida

    ResponderEliminar
  3. A exploração do número do dia é uma actividade que visa a exploração dos números através do contacto directo com uma realidade. Através desta actividade as crianças desenvolvem competências (dia da semana, orientação, ordens progressiva e regressiva, composição e decomposição, etc.) através da exploração de uma realidade, em vez de se partir do nada, pois dizer a uma criança que o 5 é o 5 porque é, não faria muito sentido para ela. Se ela começar por explorar os números e as respectivas incursões que se podem fazer através deles, facilmente perceberão que há uma sequência, uma lógica e um sentido que lhes permitirão apropriar-se deles para fazer as incursões matemáticas que esses algarismos (números) lhes proporcionarão.

    No primeiro dia de aulas perguntei aos meus alunos:

    Acham que na nossa sala existe matemática?

    As respostas foram diversas, mas nenhuma delas foi no sentido afirmativo (não professor).

    Então começamos a olhar para os objectos que que tínhamos na sala de aula (portas, armários, livros, quadro, canetas, apagador, janelas, sala, nós próprios) de repente surgem da boca dos alunos: a porta tem a forma de um rectângulo,o armário tem a forma de um quadrada, a sala tem a forma de um cubo, nós temos 5 dedos numa das mãos, nas duas temos 10, temos 10 mesas na sala de aula e 22 cadeiras, somos 19 alunos, 8 são meninos, nove são meninas...

    FORAM ELES A PERCEBER QUE ESTAMOS ENVOLTOS EM e NA MATEMÁTICA e a parir daí (...) o limite poderá ser o infinito (dependendo da forma como aproveitarmos as incursões que os alunos fazem)...

    Não sei se respondi...

    ResponderEliminar

Vamos dar musica ao lixo - 1.º Lugar

Ficamos em 1.º lugar no concurso - Vamos dar Música ao Lixo.

Já fomos para estúdio para gravar um cd.

Lá foi a nossa Carolina Brunheta...

Vamos dar Música ao Lixo

Sarau 2011 - 1 de Abril de 2011

O Pai da Mariana Azevedo filmou e enviou o vídeo.
Obrigado, assim todos podemos ver!

Sarau 2011

Ciclo da Água

Dia Mundial da Água - 22 de Março de 2011

Power Point - Dia Mundial da Floresta - 21 de Março 2011

Salve o Planeta...

História do n de Nuno narrada pelos alunos do 1.º C

Recolha de rolhas...

Cantar as Janeiras - Sr.ª Directora e Colegas...

Situação Problemática com embrulhos e presentes

Dia de S. Martinho na EB1/JI Porto Pinheiro

O vídeo sobre o Dia de S. Martinho não poderá ser exposto devido a nem todos os alunos terem autorização para serem publicadas imagens. Agradeço compreensão.

Votação árvore de Natal...

É com alguma 'tristeza' que verificamos que o regulamento do concurso não foi respeitado.

Regulamento do concurso ‘Sim, este ano o Natal é amarelo’:

"9. Classificações e Divulgação dos Resultados

9.1 Os 20 trabalhos (10 de cada escalão) que reunirem mais votos do público online serão, posteriormente, avaliados por um júri que seleccionará 3 vencedores, em cada escalão."


Nos 3 primeiros lugares ficaram escolas que não estavam nos 10 primeiros...


Já agora e segundo as nossas contas, ficamos em 8.º lugar no nosso escalão. Nada mau!


Pesquisar neste blogue